O
PORTFÓLIO E A GENTE
Autora:
Cláudia Ferreira Fonseca de Castro
Graduando
do 8° período de Pedagogia
Aprecio
a cultura nordestina.
Tenho
Luiz Gonzaga no coração.
E
para apresentar este livro,
resolvi
fazê-lo em forma de poesia,
de
rima, ou até mesmo canção,
vai
da sua imaginação.
O
ritmo é nordestino,
sou
mineira,
mas
tem problema não.
Tente
me acompanhar
e
não se prenda a imperfeição.
Olhe
com os olhos do coração.
Para
abrilhantar melhor o processo,
busquei
o cordel como fonte de inspiração.
E
abaixo traço versos que num é mole não.
Este
livro de Márcia Ambrósio
vem
a todos explicar
que
é possível sim avaliar
e
autoavaliar.
Sua
proposta é inovadora,
pode
até te assustar.
Você
que está acostumado a copiar,
se
limitar, se acomodar
e se
deixar levar.
Ela
vem com um sorriso fácil,
e
olhar a hipnotizar.
Não
deixa você nem piscar.
Ela
vem te provocar.
Tira-te
o sono pensando em como criar, ousar,
deixar
falar o que há tanto tempo o fez calar.
Você
vai se deixar levar?
Quer
aprender a criar?
Ousar?
Ou
vai continuar a recortar, copiar, colar?
“O
uso do portfólio no ensino superior”
o
nome do livro é este.
Mas
você sabe o que é portfólio?
É um
conjunto de trabalhos que a gente mesmo faz.
Pode
colocar tudo que couber.
O
segredo está em criar e recriar,
vendo
a coisa aumentar
e
você mesmo se assustar
e
ver que é capaz
até
de se autoavaliar.
O
professor te conduzirá.
Te
ensinará a começar
e ai
você vai se soltando.
Quando
vê já anda sozinho,
já
quer saber de voar.
Mas
o mais interessante
é o
processo de ensinar
que
é o mesmo que criar.
Aqui
há liberdade para se falar,
errar
e consertar.
É só
querer se arriscar,
como
me arrisco agora
ao
tentar te ensinar.
Quero
na verdade te contagiar
e
fazer você levantar do seu lugar,
quentinho
como está,
para
prosear, argumentar,
pesquisar,
ressignificar.
Dá
para agüentar?
Vai
encarar?
Segura
na minha mão que eu vou te levar.
Abra
a primeira página
e logo
vai se encantar.
Márcia
Ambrósio não vai mais te soltar.
A
todo lugar que você for
um
pouquinho dela irá te acompanhar.
Olha
a cara dela ai!
Num
é uma belezura.
Ela
faz da disciplina pura travessura.
Nos
ensina a trabalhar com ternura
e
nos impõe sua loucura.
No
portfólio a avaliação
é muito mais que acertar ou não.
É um
processo de formação
de um sujeito meió de bão,
que
reflete sobre sua ação.
No
Ensino Superior,
o
aluno se transforma
e aprende a avaliar a sua própria obra.
Põe
fotos, vídeos, entrevistas, poesias,
documentários
e tudo que achar necessário,
para a criação de um bom trabalho.
E o
processo de aprendizagem
vai
se desenrolando.
Dá
um orgulho só
ver tanta gente criando
e
tanto talento se revelando.
Obrigada
Márcia Ambrósio
Pela
oportunidade criada
Valeu
a pena
Cê
sabe disso.
É com satisfação que digo tudo isto.
Cláudia, você é uma artista. Estou encantada com esta sua produção. Obrigada por este retorno pedagógico tão maravilhoso! Carregue estes seus talentos para suas aulas, para sua vida. Eu só tenho a agradecer por tanto carinho. Com afeto, Márcia
ResponderExcluir