sexta-feira, 27 de setembro de 2013

HOMENAGEM DA ALUNA CLÁUDIA À PROFESSORA MÁRCIA AMBRÓSIO - CORDEUFÓLIO





O PORTFÓLIO E A GENTE

Autora: Cláudia Ferreira Fonseca de Castro
Graduando do 8° período de Pedagogia


















Aprecio a cultura nordestina.
Tenho Luiz Gonzaga no coração.
E para apresentar este livro,
resolvi fazê-lo em forma de poesia,
de rima, ou até mesmo canção,
vai da sua imaginação.
O ritmo é nordestino,
sou mineira,
mas tem problema não.
Tente me acompanhar
e não se prenda a imperfeição.
Olhe com os olhos do coração.
Para abrilhantar melhor o processo,
busquei o cordel como fonte de inspiração.
E abaixo traço versos que num é mole não.

















Este livro de Márcia Ambrósio
vem a todos explicar
que é possível sim avaliar
e autoavaliar.

























Sua proposta é inovadora,
pode até te assustar.
Você que está acostumado a copiar,
se limitar, se acomodar
e se deixar levar.
Ela vem com um sorriso fácil,
e olhar a hipnotizar.
Não deixa você nem piscar.
Ela vem te provocar.
Tira-te o sono pensando em como criar, ousar,
deixar falar o que há tanto tempo o fez calar.
Você vai se deixar levar?
Quer aprender a criar?
Ousar?
Ou vai continuar a recortar, copiar, colar?















“O uso do portfólio no ensino superior”
o nome do livro é este.
Mas você sabe o que é portfólio?
É um conjunto de trabalhos que a gente mesmo faz.
Pode colocar tudo que couber.
O segredo está em criar e recriar,
vendo a coisa aumentar
e você mesmo se assustar
e ver que é capaz
até de se autoavaliar.














O professor te conduzirá.
Te ensinará a começar
e ai você vai se soltando.
Quando vê já anda sozinho,
já quer saber de voar.

Mas o mais interessante
é o processo de ensinar
que é o mesmo que criar.
Aqui há liberdade para se falar,
errar e consertar.
É só querer se arriscar,
como me arrisco agora
ao tentar te ensinar.















Quero na verdade te contagiar
e fazer você levantar do seu lugar,
quentinho como está,
para prosear, argumentar,
pesquisar, ressignificar.
Dá para agüentar?
Vai encarar?
Segura na minha mão que eu vou te levar.



















Abra a primeira página
e logo vai se encantar.
Márcia Ambrósio não vai mais te soltar.
A todo lugar que você for
um pouquinho dela irá te acompanhar.
Olha a cara dela ai!
Num é uma belezura.
Ela faz da disciplina pura travessura.
Nos ensina a trabalhar com ternura
e nos impõe sua loucura.













No portfólio a avaliação
 é muito mais que acertar ou não.
É um processo de formação
 de um sujeito meió de bão,
que reflete sobre sua ação.
No Ensino Superior,
o aluno se transforma
 e aprende a avaliar a sua própria obra.
Põe fotos, vídeos, entrevistas, poesias,
documentários e tudo que achar necessário,
 para a criação de um bom trabalho.
E o processo de aprendizagem 
vai se desenrolando.
Dá um orgulho só
 ver tanta gente criando
e tanto talento se revelando.
Obrigada Márcia Ambrósio
Pela oportunidade criada
Valeu a pena
Cê sabe disso.

 É com satisfação que digo tudo isto.

Um comentário:

  1. Cláudia, você é uma artista. Estou encantada com esta sua produção. Obrigada por este retorno pedagógico tão maravilhoso! Carregue estes seus talentos para suas aulas, para sua vida. Eu só tenho a agradecer por tanto carinho. Com afeto, Márcia

    ResponderExcluir