sexta-feira, 27 de setembro de 2013

HOMENAGEM DA ALUNA CLÁUDIA À PROFESSORA MÁRCIA AMBRÓSIO - CORDEUFÓLIO





O PORTFÓLIO E A GENTE

Autora: Cláudia Ferreira Fonseca de Castro
Graduando do 8° período de Pedagogia


















Aprecio a cultura nordestina.
Tenho Luiz Gonzaga no coração.
E para apresentar este livro,
resolvi fazê-lo em forma de poesia,
de rima, ou até mesmo canção,
vai da sua imaginação.
O ritmo é nordestino,
sou mineira,
mas tem problema não.
Tente me acompanhar
e não se prenda a imperfeição.
Olhe com os olhos do coração.
Para abrilhantar melhor o processo,
busquei o cordel como fonte de inspiração.
E abaixo traço versos que num é mole não.

















Este livro de Márcia Ambrósio
vem a todos explicar
que é possível sim avaliar
e autoavaliar.

























Sua proposta é inovadora,
pode até te assustar.
Você que está acostumado a copiar,
se limitar, se acomodar
e se deixar levar.
Ela vem com um sorriso fácil,
e olhar a hipnotizar.
Não deixa você nem piscar.
Ela vem te provocar.
Tira-te o sono pensando em como criar, ousar,
deixar falar o que há tanto tempo o fez calar.
Você vai se deixar levar?
Quer aprender a criar?
Ousar?
Ou vai continuar a recortar, copiar, colar?















“O uso do portfólio no ensino superior”
o nome do livro é este.
Mas você sabe o que é portfólio?
É um conjunto de trabalhos que a gente mesmo faz.
Pode colocar tudo que couber.
O segredo está em criar e recriar,
vendo a coisa aumentar
e você mesmo se assustar
e ver que é capaz
até de se autoavaliar.














O professor te conduzirá.
Te ensinará a começar
e ai você vai se soltando.
Quando vê já anda sozinho,
já quer saber de voar.

Mas o mais interessante
é o processo de ensinar
que é o mesmo que criar.
Aqui há liberdade para se falar,
errar e consertar.
É só querer se arriscar,
como me arrisco agora
ao tentar te ensinar.















Quero na verdade te contagiar
e fazer você levantar do seu lugar,
quentinho como está,
para prosear, argumentar,
pesquisar, ressignificar.
Dá para agüentar?
Vai encarar?
Segura na minha mão que eu vou te levar.



















Abra a primeira página
e logo vai se encantar.
Márcia Ambrósio não vai mais te soltar.
A todo lugar que você for
um pouquinho dela irá te acompanhar.
Olha a cara dela ai!
Num é uma belezura.
Ela faz da disciplina pura travessura.
Nos ensina a trabalhar com ternura
e nos impõe sua loucura.













No portfólio a avaliação
 é muito mais que acertar ou não.
É um processo de formação
 de um sujeito meió de bão,
que reflete sobre sua ação.
No Ensino Superior,
o aluno se transforma
 e aprende a avaliar a sua própria obra.
Põe fotos, vídeos, entrevistas, poesias,
documentários e tudo que achar necessário,
 para a criação de um bom trabalho.
E o processo de aprendizagem 
vai se desenrolando.
Dá um orgulho só
 ver tanta gente criando
e tanto talento se revelando.
Obrigada Márcia Ambrósio
Pela oportunidade criada
Valeu a pena
Cê sabe disso.

 É com satisfação que digo tudo isto.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Portfólio das Atividades realizadas durante o 8° período da disciplina Avaliação da Aprendizagem



Atividade 1
Disciplina: Avaliação da Aprendizagem –
Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
1º FÓRUM DE APRENDIZAGEM: "Linhas tortas"
Querido/a estudante,
Veja o clip criado pelo rapper Gabriel "O Pensador" "Linhas tortas" e depois participe do 1º fórum de aprendizagem.
1º clip: Linhas Tortas
http://www.youtube.com/watch?v=24QmQfPCsgQ
Questões mediadoras para participação no fórum "Linhas tortas":
Importante: Participe do fórum tendo como base o referencial teórico disponível na plataforma, a letra da música/clip e as questões infradestacadas:
  • A aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos dos métodos utilizados do que da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita?
  • Os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para quem inicia escolarização, mas as práticas sociais, cada vez mais individualistas, não ajudam a formar uma comunidade leitora e que gosta de escrever. Comente:
  • De quem é a culpa quando uma criança não gosta de ler e escrever?
  • Como deve agir o professor para estimular o gosto pela leitura e escrita?
  • Qual é a mensagem que Gabriel "o Pensador" transmite com a letra/clip da música "Linhas tortas"?

È isto mesmo Jucirlaine, antes mesmo da criança ser alfabetizada ela já é capaz de fazer a leitura do mundo, através dos aspectos visuais. Esto também acontece com a leitura dos livros e a questão do incentivo dos pais. Mesmo crianças bem pequenas já podem manusear livros e serem incentivadas a ler, como maneira de criar hábito de leitura, o que o adulto precisa é ter consciência do nível de leitura da crianças e lhe oferecer um livro competente com sua idade e nível intelectual.

1º fórum de discussão: "Linhas tortas" (11.06 a 01.07)
por DIONISE CRISTIANE TEIXEIRA SIQUEIRA - segunda, 1 julho 2013, 21:38
Olá Natália, concordo o incentivo é tudo. Seja na escola ou em casa, o importante é ser o espelho das crianças, nós que somos pais, sabemos que as crianças adoram imitar o que fazemos então se pegamos um livro e lemos para eles, com certeza quando forem crescendo também farão isto, irão ler, nos momentos de lazer, estudo ou mesmo trabalho.

1º fórum de discussão: "Linhas tortas" (11.06 a 01.07)por DIONISE CRISTIANE TEIXEIRA SIQUEIRA - quinta, 27 junho 2013, 17:58
 A aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos dos métodos utilizados do que da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita?
O desenvolvimento da leitura e da escrita por uma criança, pode ser bem melhor sucedida se a criança tiver contato com o mundo da leitura e da escrita mesmo antes de entrar na escola. O contato das crianças com livros, revistas e os diversos portadores textuais, desperta na criança o desejo de conhecer o mundo da leitura e da escrita, e isto favorece e estimula o seu aprendizado,além de contribuir para que o mesmo tenha sucesso no mundo letrado.
Os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para quem inicia escolarização, mas as práticas sociais, cada vez mais individualistas, não ajudam a formar uma comunidade leitora e que gosta de escrever. Comente:
Infelizmente apesar de vivermos em uma era totalmente dominada pelos recursos tecnológicos, não podemos afirmar que esta tecnologia tem propiciado o incentivo á práticas de leitura, pois a maioria dos usuários deste meio de comunicação, prefere usá-los, para jogar ou fazer outras atividades que não sejam a leitura.
De quem é a culpa quando uma criança não gosta de ler e escrever?
Não acredito ser possível culpar ou alguém ou mesmo uma instituição, o que pode se fazer é buscar incentivar a cada dia mais a criança se interesse pela leitura e a escrita, propiciando a ela momentos de lazer e cultura que unam o prazer com as práticas de leitura. Isto pode ser conseguido através de jogos, piqueniques de leitura e outras atividades.

Como deve agir o professor para estimular o gosto pela leitura e escrita?
O professor deve buscar inovar suas práticas de leitura em sala de aula, e ainda mais buscar usufruir os vários espaços da escola, além de usar a biblioteca como espaço de formação de leitores.
Qual é a mensagem que Gabriel "o Pensador" transmite com a letra/clip da música "Linhas tortas"?
A mensagem da música é que a escrita, permite ao escritor ter um prazer que somente quem já experimentou, é que pode explicar.



Segunda  ação do portfólio  de aprendizagem
Tempestade de idéias”
ESTUDANTE: DIONISE CRISTIANE TEIEIRA SIQUEIRA
PROFESSORA: MÁRCIA AMBRÓSIO
TUTOR (A): DOUGLAS E ANDRÉIA

QUESTÃO 1
EXPLIQUE o que é aprendizagem e o que é ensino.

Aprendizagem è todo o processo onde o indivíduo adquire ou modifica suas competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores, tudo isto advindo da educação formal (escola), ou na sociedade, sendo sempre orientado e motivado.

Ensino é a transmissão de conhecimentos. O ensino serve para instruir, educar, socializar e conscientizar os indivíduos.

QUESTÃO 2
INDIQUE quais são as relações entre ação docente e a reflexão na ação e a reflexão sobre a ação.

Sabemos que a ação docente é recheada de situações, onde tanto o docente quanto o discente são colocados a prova, diante de tantos desafios, cabe então ao professor, refletir sobre seus métodos de ensino, seus planos de aula, ou seja, a forma como todo o seu trabalho está sendo executado. O professor deve ser investigativo, ser mediador, e incentivar a busca do aluno pelo aprendizado.

QUESTÃO 3
CITE uma característica específica que distingue o método, nas seguintes situações:
Resposta:
a) No ensino: O método visa facilitar o aprendizado.
b) Na pesquisa: O método visa experimentar e provar os fatos pesquisados.
c) No filosofar: Questionar e explicar diversas situações.


QUESTÃO 4
INDIQUE quais são as principais características do método de ensino e da avaliação dos alunos em sala de aula.

O método de ensino é a forma adotada pelo professor para desenvolver as atividades na sala de aula, este método é utilizado para organizar suas atividades de ensino, construir suas estratégias, pensar suas ações e procedimentos, para que o aluno reflita e compreenda o o conteúdo que lhe é ensinado.
A maioria das escolas ainda usa o método avaliativo, que classifica os alunos, mesmo que não seja como forma de reprovar, as avaliações ainda separam os alunos como fortes, médios e fracos.
 As avaliações podem ser: 1. Formativas, que visa medir o que foi aprendido em determinado período, tem objetivo permanente, contribui para o aluo aprender a aprender, dá oportunidades de construir habilidades de auto-avaliação. 2. Somativa: é realizada ao final de um programa ou atividade, possibilita a reorientação e permite que o professor de novos rumos ao ensino. 3. Diagnóstica: tem como objetivo reconhecer os conhecimentos prévios do aluno.


QUESTÕES SOBRE  A ÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA/ENSINO/APRENSIDAGEM/AVALIAÇÃO

QUESTÃO 1
INDIQUE três características do papel do professor como mediador do processo de aprendizagem.

É o elo entre o saber e o aluno, não se coloca como dono da verdade e sim como o mediador, sendo estimulador do aluno na busca do conhecimento; Cria oportunidades de os alunos aprenderem e busquem novos conhecimentos. Reflete sua prática, dando autonomia para o aluno desenvolver sua aprendizagem.

QUESTÃO 2
EXPLIQUE o que é uma avaliação diagnóstica. Dê exemplos.

É um método avaliativo busca saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos, reconhece suas habilidades e pré requisitos, fornece informações para agrupar alunos, de acordo com as características sabidas. Nesta avaliação podem ser usados: entrevistas, relatórios escritos, consulta a documentos e outros.

QUESTÃO 3
CONCEITUE o que é um portfólio de aprendizagem. Conhece algum/alguma professor/a que tenha usado o portfólio como instrumento de avaliação. Descreva como era sua metodologia avaliativa:

É uma forma utilizada por alunos e professores, onde fica registrado todo o seu aprendizado durante um curso ou mesmo etapas do mesmo. Tal registro pode ser elaborado de maneira diferente pelos diversos alunos, sendo sua principal característica, ser considerado uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação do trabalho desenvolvido. Pode ser considerado como coleção de informações. É uma forma de registro longitudinal, que permite verificar dificuldades e agir em processo (Ambrósio, 2013).
Conheço a professora Márcia Ambrósio.
A metodologia avaliativa, é gradativa e processual, o aluno vai construindo o seu conhecimento, e ele próprio vai registrando os avanços, e buscando superá-los, o professor acompanha o desenvolvimento das atividades e vai dando retorno (feedbacks), havendo assim a possibilidade de incorporar novos conceitos ao aprendizado.

QUESTÃO 4
INDIQUE quais são as divergências e aproximações entre a avaliação de sistema e avaliação de desempenho escolar.

Avaliação do sistema: é a maneira utilizada para analisar conteúdos, competências, habilidades, currículo, os hábitos dos estudantes, os métodos de ensino e a gestão escolar, ou seja, é utilizado para avaliar os serviços de uma determinada instituição, bem como coletar informações sobre seus alunos, como notas, freqüência, perfil socioeconômico e outros. A escola também deve se auto-avaliar.
A avaliação de desempenho escolar é individual e tem como objetivo medir as habilidades e competências adquiridas ao longo de certo período ou curso.

Acredito que a maior divergência encontrada são as disparidades encontradas ao avaliar os alunos de uma determinada escola, pois, mesmo que a avaliação do sistema traga um reflexo geral da escola, sempre haverá alunos que adquiram ou não certas habilidades, e sendo o resultado um todo, eles nunca são evidenciados.Uma prova disto são os exames nacionais, onde a escola é avaliada e recebe uma nota, porcentagem, onde é feita uma média entre os alunos.
BIBLIOGRAFIA

ALVAREZ LEITE, L. H. O planejamento em ação: os desafios da intervenção pedagógica. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 22.01.2012

AMBRÓSIO. Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. A relação pedagógica. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 24. 01.2012

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Avaliação da aprendizagem:  operacionalização. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 02. 02.2012

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.
Disponível em:

REZENDE, Márcia Ambrosio Rodrigues. A relação /Registro no ciclo da juventude: limites e possibilidades na construção de uma prática educativa inovadora. [manuscrito] Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende-2003.318f. enc.(p.16,29,32,114).
Disponível em:


 ENTREVISTA COM UM/A PROFESSOR/A DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANTE: Dionise Cristiane Teixeira Siqueira / 09.2.8456
PROFESSORA: Deyse de Souza
TUTOR (A) Andréia e Douglas
O objetivo desta atividade é relatar entrevista feita com a professora Deyse Souza, da rede estadual de ensino de João Monlevade, ela trabalha atualmente  da Escola Estadual João XXIII. E também realizar as reflexões colocadas pela professora da disciplina Avaliação da Aprendizagem.

Entrevista

  1. Como você faz para planejar suas aulas?  Quais materiais didáticos são essenciais para desenvolvimento de uma boa aula?
O meu primeiro planejamento é mensal, depois vou separando os conteúdos semanais, e uma vez por semana, juntas eu, as outras professoras do 1° ano  e  a supervisora acabamos esmiuçando o contudo diário, de acordo com a proposta da escola e a matriz curricular.

  1. Sua prática didática oportuniza aos estudantes exercitarem o espírito, investigativo, crítico e criativo?  Exemplifique:
Eu procuro sempre propor atividades que proporcionem aos meus alunos um saber diferenciado, faço isto dando oportunidades deles aguçarem sua curiosidade, fazer experiências, trabalhos em grupos, rodas de debate, e leitura, projetos com fotografias, reconto de história, tudo isto trabalhado de maneira que todos possam participar.

3-      Você se considera um/a professor/a criativo/a/crítico/a.
Sim, pois estou sempre procurando conhecer novas técnicas de ensino. Elaborando atividades que saem da rotina habitual da sala de aula, gosto de utilizar jogos, recortes de jornais e revistas.

4-      Você estimula os/as estudantes a participarem de movimentos estudantis, a reivindicarem e se mobilizarem por melhores condições escolares e/ou outros. Exemplifique:
Por estar trabalhando com alunos muito novos, eles ainda não se envolvem com movimentos estudantis, apenas incentivos que participem das atividades da escola como festas da família, junina e apresentações teatrais.

5-      Você já desenvolveu projetos de trabalhos relevantes (nos diferentes conteúdos do ensino fundamental) pesquisas, passeios, vivências coletivas inovadoras dentre outras (usando fotografias, contação de histórias, poesias, músicas, dança, cinema, filmes, pinturas etc), conte como foi viver essa experiência como docente e com os estudantes. Com qual frequência faz estas atividades?

Gosto muito de fazer projetos de leitura, semana da alimentação, fotografias. Trabalhar com projetos é muito estimulante, pois podemos despertar nos alunos um aprendizado diferente, onde ele é o agente na busca pelo conhecimento.
6-      Se você já realizou projetos de trabalho como fez para avaliar a participação dos estudantes?
Avalio pela participação oral, comportamento, maturidade, saber respeitar a ordem, e também registro escrito.

7-      Quais são as formas de registros que são mais valorizadas na avaliação dos estudantes?
Avaliação descritiva, processual e contínua..




1.      Faça reflexões sobre o planejamento da aula, os materiais didáticos, projetos de trabalho (nos diferentes conteúdos do ensino fundamental) pesquisas, passeios, vivências coletivas inovadoras dentre outras (se usa fotografias (e como usa), contação de histórias, poesias, músicas, dança, cinema, filmes, pinturas etc), se há uma participação democrática dos estudantes e quais são as formas de registros mais valorizadas  na avaliação dos estudantes. Se o/a professor/a usa o portfólio como estratégia avaliativa de forma correta (para mostrar o caminho do conhecimento e promover as aprendizagens?).
A professora Deyse, afirma que realiza o planejamento mensal, semanal e depois diariamente vai aprimorando o planejamento, esmiuçando. Ela tem como referencia a matriz curricular, e o plano de curso. Segundo ela, desenvolve suas atividades buscando incentivar a participação dos alunos, gosta muito de inovar, tirar fotografias de seus projetos, desenvolve alguns projetos com fotos das crianças, onde eles contam sua história de vida desde oi nascimento. Durante 3 dias da semana, ela faz roda de leitura, e dá oportunidades para as crianças debaterem sobre o texto, incentivando a participação de todos, afirma que gosta muito de passar filmes para as crianças,pois considera como uma boa fonte de aprendizagem. As danças e músicas são introduzidas na turma através de apresentações artísticas promovidas pela própria escola. As aulas de pintura são realizadas com temas livres, geralmente Lea pede para retratar algumas cenas que o aluno goste.
O trabalho desenvolvido por esta professora é muito interessante e ela aparenta ser uma professora bem atualizada, pois os projetos relatados por ela são bem inovadores e sua forma de ensinar, condiz com o momento da educação.

2.      Você considera que a vivência do/a professor/a entrevistado/a oportunizou  a ele/a e às/aos estudantes exercitarem o espírito crítico e criativo?  (Dê pelo menos um exemplo de situação em que isso ocorre).

Sim.
·         Reconto das histórias do livro que levam para a casa no fim de semana. Eles lêem em casa e depois recontam para os coleguinhas na sala.
·         As atividades de Arte, pois eles têm oportunidade de desenvolverem suas habilidades, além do mais é uma forma de promover aprendizagem, fora da rotina habitual da sala de aula.

3.      Que/quais características ele/ela  possui que o/a faz ser definido como um/a professor/a investigativo/investigativa?
·         Incita o aluno a aprender, dando lhe oportunidades de pesquisar, observar e relatar o que aprendeu.
·         Está sempre buscando novas fontes para aprimorar o trabalho pedagógico.
·         Observa e analisa o aprendizado dos alunos, incentivando que ele próprio busque o conhecimento.

4.      Quais características você considera que este/esta professor/a  ainda precisa desenvolver  para tornar-se um/a professor/a investigador/a ou professor/a reflexivo/a?
·         A professora entrevistada por mim, considerando as respostas dadas na entrevista se mostra uma professora bem completa, mas acredito que todos precisam sempre estar passando por cursos de capacitação, a fim de trocar idéias, pois há sempre o que ensinar e sempre o que aprender.



 BIBLIOGRAFIA


ALVAREZ LEITE, L. H. O planejamento em ação: os desafios da intervenção pedagógica. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 22.01.2012

AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013.(Capítulo 1, 2 e 3).

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. A relação pedagógica. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 24. 01.2012

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Avaliação da aprendizagem:  operacionalização. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 02. 02.2012

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.
Disponível em:
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Registros Escolares: o rompimento da ordem.. In: REZENDE. M. A. R. A relação/registro no ciclo da juventude: limites e possibilidades na construção de uma prática educativa inovadora. 2004.318f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte.
Nome do aluno: DIONISE CRISTIANE TEIXEIRA SIQUEIRA
N° MATRÍCULA: 09.2.8456
POLO DE JOÃO MONLEVADE
Questão 1:
Faça um parágrafo respondendo a questão: A tecnologia por si só muda a escola?
O grande avanço tecnológico tem contribuído muito para melhorar a educação, mas toda a tecnologia empregada na educação, só colherá bons frutos, se o professor e toda a equipe pedagógica da escola estiverem preparados para utilizar as novas tecnologias, caso contrário o uso destas não trará ganho nenhum à educação. A escola precisa aproximar os alunos do uso das novas tecnologias, mas este uso deve ter um foco, e professores e alunos têm que compreender que não basta usá-las de modo aleatório, mas sim buscar explorar este acesso de modo a contribuir com suas formações.
Questão 2:
Vimos no vídeo 2 "que a  forma organizativa da instituição ensina como devem se comportar os alunos, os professores e toda a comunidade escolar. É moldada pelo hábito, pela tradição e pelos traços da cultura histórica da escola. Transforma-se naquele currículo tácito, ou oculto, como afirmou Giroux, tão importante quanto aquele explícito, definido nos livros didáticos, nos programas escolares, nos PCNs ou nos documentos dos projetos pedagógicos das escolas"(DALBEN,2004,p.55).  Diante do exposto, responda:
A) Dentre as práticas a seguir, assinale, com um X, aquelas que fazem parte da cultura da escola em que você estudou, faz estágio ou trabalha[1].
a ( x ) Organizar as listas dos alunos de cada turma por meio dos resultados das avaliações do ano anterior, quebrando as "panelinhas". (escola em que trabalho)
b ( x ) Organizar as carteiras, enfileiradas ou em pequenos grupos, sempre voltadas para a professora.
c ( x ) Estabelecer horários fixos de aulas, muitas vezes divididos em módulos de 50 ou 60 minutos, de modo a variar os conteúdos trabalhados num mesmo turno ou dia.
d ( x  ) Prever semanas de provas nos finais de bimestres.
e( x ) Reunir-se, uma vez por semana, para discutir e planejar as atividades.
f ( ) Prever, no calendário, as datas comemorativas para serem trabalhadas por todos.
g ( ) Fazer murais, cartazes, e faixas com dizeres relativos às atividades desenvolvidas ou normas definidas.
h ( ) Definir rodízio de professores para o controle do recreio.
i) Estruturar diariamente as rotinas de:
( x ) corrigir os "Para casa";
( x ) dar visto nos cadernos;
( x ) fazer ditados, problemas orais, questionários dirigidos;
( ) orientar a leitura dos textos.
B) Comente sobre as possíveis razões de ser das práticas que mais caracterizariam a "cultura" da escola em que você estudou, faz estágio e/ou trabalha, tendo em vista a formação das crianças e jovens. Apresente tanto a posição da escola a esse respeito como a sua posição pessoal, articulando-a aos referenciais teóricos disponíveis para leitura.
As escolas onde estudei, não mudaram na forma de tratar os alunos e o ensino. Como na época em que estudei a escola continua colocando os seus alunos de frente para o quadro negro, com o professor ao centro. Acredito que esta é forma que a escola acredita ser mais conveniente para o professor, para que ele seja o centro das atenções. Há também a rigidez com os tempos, pois muitas vezes o professor tem que parar a aula porque o seu tempo acabou outro problema nas escolas é a fragmentação dos conteúdos, um problema tão antigo que precisa se mudado.
 As escolas atuais tentam manter o mesmo padrão de quando este modelo de escola/ensino foi criado, é preciso então que aconteçam mudanças reais na área da educação, visto que estes antigos padrões de ensino utilizavam formas de ordenar a escola, alunos e ensino de forma excludente, dando pouco espaço para a participação dos alunos no processo de aprendizagem. 
 Questão 3:
Destaque e comente pelo menos quatro  implicações positivas do uso do portfólio no processo avaliativo na escola, a partir das experiências relatadas pelas professoras do Jardim Municipal Deputado Milton Sales e Escola Barão Vermelho (ver nota)[i], do município de Belo Horizonte (Vídeo 3).
1. Auto-avaliação – o aluno tem a oportunidade de repensar nos conhecimentos adquiridos e buscar melhorar no que considerar que ainda não aprendeu.
2.Interdisciplinaridade – Os conteúdos não são fragmentados, há sempre uma contribuição entre uma disciplina e outra.
3. Várias formas de registros – Através dos registros variados o professor tem acesso ao conhecimento adquiridos pelos alunos.
4. Resgate de informações – As informações são sempre repensadas pelos demais, dando oportunidades de trocas de conhecimentos entre aluno e professores.
Questão 4
Após ler o primeiro capítulo do livro do o "uso do portfólio no ensino superior"  faça as questões abaixo:
a. Preencha o organograma com os objetivos do projeto Zero (Universidade de Harvard, 1967)
Organograma
b. Preencha o organograma abaixo com o objetivo principal  dos projetos Arts propel, espectro e Escola-chave (Universidade de Harvard, 1967)
Desenvolver instrumentos de avaliação adequados  e aplicá-los de forma coerente aos estudantes buscando elaborar sistemas de avaliação de acordo com a necessidade do grupo.
c. Explique a seguinte frase:
Para mudar a escola é preciso mudar os tempos/espaços escolares, a relação professor/aluno e as formas de registros. Neste sentido, o uso o portfólio, se bem utilizado, pode colaborar para dar novos sentidos e significados para o aprender, o ensinar e o avaliar (AMBRÓSIO, 2013).
Encaro esta frase como uma crítica à atuação da grande maioria dos professores, gestores e equipe pedagógica das escolas, pois muitos ficam ancorados em métodos de ensino ultrapassados, onde o aluno é tratado de forma mecânica, o conteúdo é ensinado, considerando os métodos antigos de ensino. Ainda há uma padronização dos espaços e tempos escolares, os professores ainda trabalham as disciplinas separadas, nunca vinculam os ensinamentos de uma disciplina com outra (interdisciplinar). Embora seja difícil para muitos professores acreditarem em mudanças, o uso do portfólio de aprendizagem, pode ajudar a melhorar a qualidade de ensino e avaliação dos alunos, pois o portfólio é um novo método de incentivar o aluno a buscar aprendizagem de forma significativa e esclarecedora, melhorando muito o método de ensino e de avaliar os estudantes.
REFERÊNCIAS:
AMBRÓSIO. Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013
DALBEN, I.L.F. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR.In: SALGADO, Maria Umbelina C.; MIRANDA, Glaura Vasques de. (Orgs.). Veredas; formação superior de professores: módulo 5, v. 2/SEE-MG, p.23-50. Belo Horizonte: SEE-MG, 2004.
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.
Disponível em:



Aula da professora Márcia Ambrósio e lançamento do livro “O Uso do Portfólio no Ensino Superior”

A aula da professora Márcia Ambrósio aconteceu no dia 09 de julho d3 2013, no pólo presencial de João Monlevade, na sala de vídeo conferência, o ambiente foi preparado para a realização da mesma, e na oportunidade a professora também estava lançando o seu livro “O uso do portfólio no ensino superior.”.
Foram colocados vários baners de publicação do livro, juntamente com a professora havia também no local , alguns tutores e um assistente, que aparentemente a acompanhava nas visitas aos pólos. Na sala as carteira estavam em formato de “U”, à frente se encontrava a professora Márcia.
Estavam presentes em média 25 alunos (digo em média pelo fato de ter iniciado com certo número de alunos e alguns irem saindo durante a aula). A maioria dos alunos presentes era do 8°período, visto que a aula contemplava uma disciplina específica deste período.
Os alunos presentes aparentavam estar gostando da aula, a aula foi bem interativa, tivemos a oportunidade de conhecer e manipular alguns portfólios de aprendizagem feitos por alguns eis alunos da professora, estes portfólios eram muito interessantes e despertaram bastante curiosidades nos presentes, devido à serem maneira bem inusitadas de registrarem aprendizados.
Na oportunidade a professora também explicou a etimologia da palavra: port (portar) e fólio (folhas), portanto, portar folhas. Segundo a professora um portfólio não é apenas um portador de registros(folhas), é na verdade o registro de todas as atividades desenvolvidas pelo alunos ao longo de sua aprendizagem, ele pode conter fotos, entrevistas, desenhos, um portfólio tem sempre a cara do aluno.
O portfólio pode ser definido como uma coleção dos trabalhos realizados pelos estudantes que permitem acompanhar o seu desenvolvimento por meio de diferentes formas de análise, avaliar, executar e apresentar produções desencadeadas de ações de ensino/aprendizagem desenvolvidas num determinado tempo/espaço.” (AMBRÓSIO, 2013, p.24)
A professora durante a aula sugeriu que fizéssemos uma dinâmica, sobre o uso do ditado na sala de aula, foi muito interessante, e tivemos a oportunidade de diagnosticar as falhas existentes no modo como o ditado é usado nas salas de aula. Outra dinâmica promovida durante a aula, foi a respeito de como entendemos as coordenadas dadas por um locutor, a dinâmica visava mostrar como cada pessoa pode interpretar diferente uma fala.
Ela sugeriu que fosse dois alunos para fora da sala, eu logo me propus a sair, esperei ansiosamente do lado de fora juntamente com uma colega, depois de uns 10 minutos a outra aluna foi chamada, eu continuei esperando, logo depois entrei, a atividade constava de eu colocar cinco objetos em cima de uma mesa, seguindo as coordenadas feitas pelos alunos que permanecerão na sala. Segundo ela a outra aluna tinha feito a mesma atividade. Eu então coloquei os cinco objetos sobre a mesa seguindo as instruções. O objetivo desta dinâmica era mostrar como cada um tem uma maneira diferente de interpretar um comando.
Durante a aula a professora falou um pouco sobre o seu livro , além de esclarecer alguns conteúdos da disciplina Avaliação da aprendizagem. Segundo a professora seu método de ensino visa mostrar novas formas de ensinar, aprender, avaliar e registrar o que foi aprendido em certa disciplina.
Ao apresentar o livro ela demonstrou grande satisfação com o trabalho realizado e comentou sobre os grandes elogios que vem recebendo sobre o conteúdo de seu livro.
Ela vem sugerindo para a disciplina uma metodologia nova de ensino, que além de instigar o alunos para à busca pelo aprendizado, inova em sua forma de avaliação , pois ao avaliar procura, impulsionar o aluno para o esclarecimento quanto ao erro, esta é uma forma de elevar o interesse do alunos, dando oportunidades ao mesmo, de conhecer o seu erro, e partindo dele chegar ao conhecimento.
Há uma nova proposta de relacionamento professor-aluno, para a professora Márcia, ela não tem interesse em punir nenhum aluno, ao constatar um erro, e sim mostrar para ele qual a melhor forma de se aprender, ensinando um novo caminho para o acesso ao conhecimento. A proposta da professora é que usar diferentes formas para ensinar e aprender, sua metodologia, nos coloca a repensar o modelo tradicional da aulas. Nos sugere que inovemos, seriam fotografias, sites, blog’s, home pages, e o que mais a nossa imaginação mandar.
A proposta de usar o portfólio como forma de avaliação é genial. A que se pensar como seria realizada dentro de escolas públicas, muitas vezes carentes de certos recursos, mas acredito que se levarmos em conta tudo que aprendemos, com esta professora e se tivermos realmente vontade de fazer uma educação diferente, iremos buscar novos métodos de ensino, que visem realmente a formação plena dos alunos, aliando o conhecimento com a formação cidadã.
É momento de educarmos, para o conhecimento do mundo, e não apenas aplicando conteúdos e avaliando os alunos através de conceitos e formulas que nada lhes favorecem quando precisam aplicar este conhecimento. Através do conhecimento das experiências descritas no livro, podemos sentir que se os professores buscarem inovar teremos uma educação que vale a pena.
Enfim podemos perceber que a professora nos demonstra que é possível trabalhar de forma inovadora, pois é o que ela vem fazendo, sendo professora em um curso á distancia, tem buscado se aproximar dos alunos, e reconhecer onde estão suas dificuldades, buscando de forma inovadora incrementar o aprendizado, trazendo situações novas que nos coloca a refletir nossas ações diárias como professor. Sua metodologia de ensino vem de encontro com a demanda globalizada de informações, onde o acesso às novas tecnologias coloca a educação à prova. Esta metodologia de ensino que prega o trabalho educacional de forma prazerosa e inovadora de ensinar e avaliar, vem de encontro com os interesses dos alunos e nos leva para um novo conceito sobre o ensino, como nova forma de aquisição de conhecimentos.


Referências Bibliográficas:

AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013.(Capítulo 1, 2 e 3).
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.
Disponível em:





  
AUTOAVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
 A Disciplina Avaliação da Aprendizagem nos trouxe um jeito novo de ensinar e avaliar nossos alunos. Confesso que inicialmente fiquei intrigada com os novos métodos  de ensino e avaliação que eram propostos pela professora Márcia. Muitas vezes duvidei de que seria possível aplicar o seu método em sala de aula. Mas com o passar do tempo e através dos estudos dos conteúdos colocados na disciplina, fui conhecendo melhor este novo modelo de ensino e avaliação.
Aprendi que estes métodos de ensino/avaliação ajudam o aluno a construir o seu conhecimento. E ainda facilitam a retomada dos conteúdos, a revisão, reorganização de idéias e registros, ajudando o professor na execução de sua aula.
Algumas experiências relatadas em artigos estudados e no livro, também comprovam que os modelos de avaliação convencionais, não valorizam o aprendizado dos alunos e ao invés de ajudá-lo, apenas tem o objetivo de quantificá-lo, dificultando o seu aprendizado. Nestes modelos de avaliação os alunos são penalizados por seus erros,  e não tem oportunidades de corrigir o que erram.
 Um novo método de avaliar é ensinado pela professora Márcia, onde aos alunos ao fazerem as atividades,  avaliações e ditados têm a oportunidade, de verificarem os seus erros, investigarem, pesquisarem e após isto fazer as correções que acharem conveniente, desta maneira os alunos vão agregando conhecimentos, e tendo a oportunidade de melhorar o seu desempenho.
Com a disciplina fui capaz de reconhecer que para que o aluno obtenha conhecimento significativo ele precisa ter apoio na família, na escola e principalmente do professor.
O professor deve então ser investigador de sua prática, crítico, e procurar despertar em seus alunos o seu potencial de aprendizagem, valorizando os conhecimentos prévios de seus alunos e relacionando os conteúdos (interdisciplinaridade), sendo assim os alunos serão capazes de construir um aprendizado ao longo de períodos, e ir verificando o que aprendeu e o que ainda precisa ser melhorado.
Na hora de avaliar os alunos o professor deve se dinâmico, criativo, observador e organizado. Para um melhor aproveitamento das atividades desenvolvidas, segundo a professora Márcia, ele poderá usar o portfólio. O uso do portfólio dá oportunidade de organizar os registros e demais atividades feitas pelos alunos, além de favorecer a retomada de conteúdos quando preciso.
O portfólio pode ser definido como uma coleção dos trabalhos realizados pelos estudantes que permitem acompanhar o seu desenvolvimento por meio de diferentes formas de análise, avaliar, executar e apresentar produções desencadeadas de ações de ensino/aprendizagem desenvolvidas num determinado tempo/espaço.” (AMBRÓSIO, 2013, p.24)

Algumas considerações importantes que aprendi:

  • É possível trabalhar de forma inovadora.
  • O professor deve aproximar dos alunos, e reconhecer onde estão suas dificuldades, buscando novas formas de ensinar e avaliar.
  • Devemos refletir nossas ações diárias como professor.
  • A educação, o ensino, a escola e os professores têm que acompanhar as inovações tecnológicas, a fim de colocá-las a favor do conhecimento.
  • O trabalho do professor deve ser feito com prazer e amor, a fim de despertar os interesses s do aluno para o aprendizado.
·         O uso do portfólio de aprendizagem, ajudar a melhorar a qualidade de ensino e avaliação dos alunos.
·         O portfólio é um novo método de incentivar o aluno a buscar aprendizagem de forma significativa e esclarecedora, melhorando muito o método de ensino e de avaliar os estudantes.
·         Na Auto-avaliação o aluno tem a oportunidade de repensar nos conhecimentos adquiridos e buscar melhorar no que considerar que ainda não aprendeu.

Enfim a Disciplina me possibilitou enxergar além da rotina diária da escola, pois tenho a consciência agora que as mudanças acontecem  com a ajuda e empenho de cada um. Cada professor pode ser único em sua prática pedagógica e fazer da educação um novo modelo de acesso ao conhecimento, onde além dos conteúdos obrigatórios o aluno tenha oportunidades de aprender e ter reconhecido e valorizado as suas potencialidades.