Atividade 1
Disciplina:
Avaliação da Aprendizagem –
Professora
Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
1º FÓRUM DE
APRENDIZAGEM: "Linhas tortas"
Querido/a
estudante,
Veja o clip
criado pelo rapper Gabriel "O Pensador" "Linhas tortas" e
depois participe do 1º fórum de aprendizagem.
1º clip:
Linhas Tortas
http://www.youtube.com/watch?v=24QmQfPCsgQ
Questões
mediadoras para participação no fórum "Linhas tortas":
Importante:
Participe do fórum tendo como base o referencial teórico disponível na
plataforma, a letra da música/clip e as questões infradestacadas:
- A aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito
menos dos métodos utilizados do que da relação que a criança tem desde
pequena com a cultura escrita?
- Os recursos tecnológicos da informática estão proporcionando novos
aprendizados para quem inicia escolarização, mas as práticas sociais, cada
vez mais individualistas, não ajudam a formar uma comunidade leitora e que
gosta de escrever. Comente:
- De quem é a culpa quando uma criança não gosta de ler e escrever?
- Como deve agir o professor para estimular o gosto pela leitura e
escrita?
- Qual é a mensagem que Gabriel "o Pensador" transmite com
a letra/clip da música "Linhas tortas"?
È isto mesmo Jucirlaine, antes mesmo da criança ser
alfabetizada ela já é capaz de fazer a leitura do mundo, através dos aspectos
visuais. Esto também acontece com a leitura dos livros e a questão do incentivo
dos pais. Mesmo crianças bem pequenas já podem manusear livros e serem
incentivadas a ler, como maneira de criar hábito de leitura, o que o adulto
precisa é ter consciência do nível de leitura da crianças e lhe oferecer um
livro competente com sua idade e nível intelectual.
1º fórum de discussão: "Linhas tortas"
(11.06 a 01.07)
por DIONISE CRISTIANE TEIXEIRA SIQUEIRA - segunda,
1 julho 2013, 21:38
Olá Natália, concordo o incentivo é tudo. Seja na
escola ou em casa, o importante é ser o espelho das crianças, nós que somos
pais, sabemos que as crianças adoram imitar o que fazemos então se pegamos um
livro e lemos para eles, com certeza quando forem crescendo também farão isto,
irão ler, nos momentos de lazer, estudo ou mesmo trabalho.
1º fórum de discussão: "Linhas tortas"
(11.06 a 01.07)por DIONISE CRISTIANE TEIXEIRA SIQUEIRA - quinta, 27 junho 2013,
17:58
A aquisição das habilidades de leitura e
escrita depende muito menos dos métodos utilizados do que da relação que a
criança tem desde pequena com a cultura escrita?
O desenvolvimento da leitura e da escrita por uma
criança, pode ser bem melhor sucedida se a criança tiver contato com o mundo da
leitura e da escrita mesmo antes de entrar na escola. O contato das crianças
com livros, revistas e os diversos portadores textuais, desperta na criança o
desejo de conhecer o mundo da leitura e da escrita, e isto favorece e estimula
o seu aprendizado,além de contribuir para que o mesmo tenha sucesso no mundo
letrado.
Os recursos
tecnológicos da informática estão proporcionando novos aprendizados para quem
inicia escolarização, mas as práticas sociais, cada vez mais individualistas,
não ajudam a formar uma comunidade leitora e que gosta de escrever. Comente:
Infelizmente apesar de vivermos em uma era totalmente
dominada pelos recursos tecnológicos, não podemos afirmar que esta tecnologia
tem propiciado o incentivo á práticas de leitura, pois a maioria dos usuários
deste meio de comunicação, prefere usá-los, para jogar ou fazer outras
atividades que não sejam a leitura.
De quem é a
culpa quando uma criança não gosta de ler e escrever?
Não acredito ser possível culpar ou alguém ou mesmo
uma instituição, o que pode se fazer é buscar incentivar a cada dia mais a
criança se interesse pela leitura e a escrita, propiciando a ela momentos de
lazer e cultura que unam o prazer com as práticas de leitura. Isto pode ser
conseguido através de jogos, piqueniques de leitura e outras atividades.
Como deve agir
o professor para estimular o gosto pela leitura e escrita?
O professor deve buscar inovar suas práticas de
leitura em sala de aula, e ainda mais buscar usufruir os vários espaços da
escola, além de usar a biblioteca como espaço de formação de leitores.
Qual é a
mensagem que Gabriel "o Pensador" transmite com a letra/clip da
música "Linhas tortas"?
A mensagem da música é que a escrita, permite ao escritor ter um prazer
que somente quem já experimentou, é que pode explicar.
Segunda ação do
portfólio de aprendizagem
“Tempestade de idéias”
ESTUDANTE: DIONISE
CRISTIANE TEIEIRA SIQUEIRA
PROFESSORA: MÁRCIA AMBRÓSIO
TUTOR (A): DOUGLAS E ANDRÉIA
QUESTÃO 1
EXPLIQUE o que é aprendizagem e o que é
ensino.
Aprendizagem è todo o processo onde o
indivíduo adquire ou modifica suas competências, habilidades, conhecimentos,
comportamentos ou valores, tudo isto advindo da educação formal (escola), ou na
sociedade, sendo sempre orientado e motivado.
Ensino é a transmissão de
conhecimentos. O ensino serve para instruir, educar, socializar e conscientizar
os indivíduos.
QUESTÃO 2
INDIQUE quais são as relações entre ação
docente e a reflexão na ação e a reflexão sobre a ação.
Sabemos que a
ação docente é recheada de situações, onde tanto o docente quanto o discente
são colocados a prova, diante de tantos desafios, cabe então ao professor,
refletir sobre seus métodos de ensino, seus planos de aula, ou seja, a forma
como todo o seu trabalho está sendo executado. O professor deve ser
investigativo, ser mediador, e incentivar a busca do aluno pelo aprendizado.
QUESTÃO 3
CITE uma característica específica que
distingue o método, nas seguintes situações:
Resposta:
a) No ensino: O
método visa facilitar o aprendizado.
b) Na pesquisa:
O método visa experimentar e provar os fatos pesquisados.
c) No filosofar:
Questionar e explicar diversas situações.
QUESTÃO 4
INDIQUE quais são as principais
características do método de ensino e da avaliação dos alunos em sala de aula.
O método de
ensino é a forma adotada pelo professor para desenvolver as atividades na sala
de aula, este método é utilizado para organizar suas atividades de ensino,
construir suas estratégias, pensar suas ações e procedimentos, para que o aluno
reflita e compreenda o o conteúdo que lhe é ensinado.
A maioria das
escolas ainda usa o método avaliativo, que classifica os alunos, mesmo que não
seja como forma de reprovar, as avaliações ainda separam os alunos como fortes,
médios e fracos.
As avaliações podem ser: 1. Formativas, que
visa medir o que foi aprendido em determinado período, tem objetivo permanente,
contribui para o aluo aprender a aprender, dá oportunidades de construir
habilidades de auto-avaliação. 2. Somativa: é realizada ao final de um programa
ou atividade, possibilita a reorientação e permite que o professor de novos
rumos ao ensino. 3. Diagnóstica: tem como objetivo reconhecer os conhecimentos
prévios do aluno.
QUESTÕES SOBRE A ÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA/ENSINO/APRENSIDAGEM/AVALIAÇÃO
QUESTÃO 1
INDIQUE três características do papel do
professor como mediador do processo de aprendizagem.
É o elo entre o
saber e o aluno, não se coloca como dono da verdade e sim como o mediador,
sendo estimulador do aluno na busca do conhecimento; Cria oportunidades de os
alunos aprenderem e busquem novos conhecimentos. Reflete sua prática, dando
autonomia para o aluno desenvolver sua aprendizagem.
QUESTÃO 2
EXPLIQUE o que é uma avaliação diagnóstica.
Dê exemplos.
É um método
avaliativo busca saber quais são os conhecimentos prévios dos alunos, reconhece
suas habilidades e pré requisitos, fornece informações para agrupar alunos, de
acordo com as características sabidas. Nesta avaliação podem ser usados:
entrevistas, relatórios escritos, consulta a documentos e outros.
QUESTÃO 3
CONCEITUE o que é um portfólio de
aprendizagem. Conhece algum/alguma professor/a que tenha usado o portfólio como
instrumento de avaliação. Descreva como era sua metodologia avaliativa:
É uma forma utilizada
por alunos e professores, onde fica registrado todo o seu aprendizado durante
um curso ou mesmo etapas do mesmo. Tal registro pode ser elaborado de maneira
diferente pelos diversos alunos, sendo sua principal característica, ser
considerado uma forma diagnóstica e contínua de acompanhamento e avaliação do
trabalho desenvolvido. Pode ser considerado como coleção de informações. É uma
forma de registro longitudinal, que permite verificar dificuldades e agir em
processo (Ambrósio, 2013).
Conheço a professora
Márcia Ambrósio.
A metodologia
avaliativa, é gradativa e processual, o aluno vai construindo o seu
conhecimento, e ele próprio vai registrando os avanços, e buscando superá-los,
o professor acompanha o desenvolvimento das atividades e vai dando retorno
(feedbacks), havendo assim a possibilidade de incorporar novos conceitos ao
aprendizado.
QUESTÃO 4
INDIQUE quais são as divergências e
aproximações entre a avaliação de sistema e avaliação de desempenho escolar.
Avaliação do
sistema: é a maneira utilizada para analisar conteúdos, competências,
habilidades, currículo, os hábitos dos estudantes, os métodos de ensino e a
gestão escolar, ou seja, é utilizado para avaliar os serviços de uma
determinada instituição, bem como coletar informações sobre seus alunos, como
notas, freqüência, perfil socioeconômico e outros. A escola também deve se
auto-avaliar.
A avaliação de
desempenho escolar é individual e tem como objetivo medir as habilidades e
competências adquiridas ao longo de certo período ou curso.
Acredito que a maior divergência encontrada são as
disparidades encontradas ao avaliar os alunos de uma determinada escola, pois,
mesmo que a avaliação do sistema traga um reflexo geral da escola, sempre
haverá alunos que adquiram ou não certas habilidades, e sendo o resultado um
todo, eles nunca são evidenciados.Uma prova disto são os exames nacionais, onde
a escola é avaliada e recebe uma nota, porcentagem, onde é feita uma média
entre os alunos.
BIBLIOGRAFIA
AMBRÓSIO. Márcia. O uso do
portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A
relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e
discente. 2010. 278f. Tese
(Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo
Horizonte.
Disponível em:
REZENDE, Márcia Ambrosio Rodrigues. A relação /Registro no
ciclo da juventude: limites e possibilidades na construção de uma prática
educativa inovadora. [manuscrito] Márcia Ambrósio Rodrigues
Rezende-2003.318f. enc.(p.16,29,32,114).
Disponível em:
ENTREVISTA COM UM/A PROFESSOR/A DO
ENSINO FUNDAMENTAL
ESTUDANTE: Dionise Cristiane
Teixeira Siqueira / 09.2.8456
PROFESSORA: Deyse de Souza
TUTOR (A)
Andréia e Douglas
O objetivo desta atividade
é relatar entrevista feita com a professora Deyse Souza, da rede estadual de
ensino de João Monlevade, ela trabalha atualmente da Escola Estadual João XXIII. E também
realizar as reflexões colocadas pela professora da disciplina Avaliação da
Aprendizagem.
Entrevista
- Como você faz para planejar suas
aulas? Quais materiais didáticos
são essenciais para desenvolvimento de uma boa aula?
O meu primeiro planejamento é mensal, depois
vou separando os conteúdos semanais, e uma vez por semana, juntas eu, as outras
professoras do 1° ano e a supervisora acabamos esmiuçando o contudo
diário, de acordo com a proposta da escola e a matriz curricular.
- Sua prática didática oportuniza aos
estudantes exercitarem o espírito, investigativo, crítico e criativo? Exemplifique:
Eu procuro sempre propor atividades que
proporcionem aos meus alunos um saber diferenciado, faço isto dando
oportunidades deles aguçarem sua curiosidade, fazer experiências, trabalhos em
grupos, rodas de debate, e leitura, projetos com fotografias, reconto de
história, tudo isto trabalhado de maneira que todos possam participar.
3-
Você se considera um/a professor/a criativo/a/crítico/a.
Sim, pois estou sempre procurando conhecer
novas técnicas de ensino. Elaborando atividades que saem da rotina habitual da
sala de aula, gosto de utilizar jogos, recortes de jornais e revistas.
4-
Você estimula os/as estudantes a participarem de movimentos
estudantis, a reivindicarem e se mobilizarem por melhores condições escolares
e/ou outros. Exemplifique:
Por estar trabalhando com alunos muito novos,
eles ainda não se envolvem com movimentos estudantis, apenas incentivos que
participem das atividades da escola como festas da família, junina e
apresentações teatrais.
5-
Você já desenvolveu projetos de trabalhos relevantes (nos
diferentes conteúdos do ensino fundamental) pesquisas, passeios, vivências
coletivas inovadoras dentre outras (usando fotografias, contação de histórias, poesias,
músicas, dança, cinema, filmes, pinturas etc), conte como foi viver essa
experiência como docente e com os estudantes. Com qual frequência faz estas
atividades?
Gosto muito de fazer projetos de leitura,
semana da alimentação, fotografias. Trabalhar com projetos é muito estimulante,
pois podemos despertar nos alunos um aprendizado diferente, onde ele é o agente
na busca pelo conhecimento.
6-
Se você já realizou projetos de trabalho como fez para
avaliar a participação dos estudantes?
Avalio pela participação oral, comportamento,
maturidade, saber respeitar a ordem, e também registro escrito.
7-
Quais são as formas de registros que são mais valorizadas
na avaliação dos estudantes?
Avaliação descritiva, processual e contínua..
1.
Faça reflexões sobre o planejamento da aula, os materiais
didáticos, projetos de trabalho (nos diferentes conteúdos do ensino
fundamental) pesquisas, passeios, vivências coletivas inovadoras dentre outras
(se usa fotografias (e como usa), contação de histórias, poesias, músicas, dança,
cinema, filmes, pinturas etc), se há uma participação democrática dos
estudantes e quais são as formas de registros mais valorizadas na avaliação dos estudantes. Se o/a
professor/a usa o portfólio como estratégia avaliativa de forma correta (para
mostrar o caminho do conhecimento e promover as aprendizagens?).
A professora Deyse, afirma que realiza o
planejamento mensal, semanal e depois diariamente vai aprimorando o
planejamento, esmiuçando. Ela tem como referencia a matriz curricular, e o
plano de curso. Segundo ela, desenvolve suas atividades buscando incentivar a
participação dos alunos, gosta muito de inovar, tirar fotografias de seus
projetos, desenvolve alguns projetos com fotos das crianças, onde eles contam
sua história de vida desde oi nascimento. Durante 3 dias da semana, ela faz
roda de leitura, e dá oportunidades para as crianças debaterem sobre o texto,
incentivando a participação de todos, afirma que gosta muito de passar filmes
para as crianças,pois considera como uma boa fonte de aprendizagem. As danças e
músicas são introduzidas na turma através de apresentações artísticas
promovidas pela própria escola. As aulas de pintura são realizadas com temas
livres, geralmente Lea pede para retratar algumas cenas que o aluno goste.
O
trabalho desenvolvido por esta professora é muito interessante e ela aparenta
ser uma professora bem atualizada, pois os projetos relatados por ela são bem
inovadores e sua forma de ensinar, condiz com o momento da educação.
2.
Você considera que a vivência do/a professor/a
entrevistado/a oportunizou a ele/a e
às/aos estudantes exercitarem o espírito crítico e criativo? (Dê pelo menos um exemplo de situação em que
isso ocorre).
Sim.
·
Reconto das histórias
do livro que levam para a casa no fim de semana. Eles lêem em casa e depois
recontam para os coleguinhas na sala.
·
As atividades de Arte,
pois eles têm oportunidade de desenvolverem suas habilidades, além do mais é
uma forma de promover aprendizagem, fora da rotina habitual da sala de aula.
3.
Que/quais características ele/ela possui que o/a faz ser definido como um/a
professor/a investigativo/investigativa?
·
Incita o aluno a
aprender, dando lhe oportunidades de pesquisar, observar e relatar o que
aprendeu.
·
Está sempre buscando
novas fontes para aprimorar o trabalho pedagógico.
·
Observa e analisa o
aprendizado dos alunos, incentivando que ele próprio busque o conhecimento.
4.
Quais características você considera que este/esta
professor/a ainda precisa
desenvolver para tornar-se um/a
professor/a investigador/a ou professor/a reflexivo/a?
·
A professora
entrevistada por mim, considerando as respostas dadas na entrevista se mostra
uma professora bem completa, mas acredito que todos precisam sempre estar
passando por cursos de capacitação, a fim de trocar idéias, pois há sempre o
que ensinar e sempre o que aprender.
BIBLIOGRAFIA
AMBRÓSIO,
Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013.(Capítulo 1, 2 e 3).
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A
relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e
discente. 2010. 278f. Tese
(Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo
Horizonte.
Disponível em:
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Registros
Escolares: o rompimento da ordem.. In: REZENDE. M. A. R. A relação/registro no ciclo da juventude: limites e possibilidades
na construção de uma prática educativa inovadora. 2004.318f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de
Educação da UFMG. Belo Horizonte.
Nome do
aluno: DIONISE CRISTIANE TEIXEIRA SIQUEIRA
N°
MATRÍCULA: 09.2.8456
POLO DE
JOÃO MONLEVADE
Questão 1:
Faça um parágrafo respondendo a questão: A
tecnologia por si só muda a escola?
O grande
avanço tecnológico tem contribuído muito para melhorar a educação, mas toda a
tecnologia empregada na educação, só colherá bons frutos, se o professor e toda
a equipe pedagógica da escola estiverem preparados para utilizar as novas
tecnologias, caso contrário o uso destas não trará ganho nenhum à educação. A
escola precisa aproximar os alunos do uso das novas tecnologias, mas este uso
deve ter um foco, e professores e alunos têm que compreender que não basta
usá-las de modo aleatório, mas sim buscar explorar este acesso de modo a
contribuir com suas formações.
Questão 2:
Vimos no vídeo 2 "que a
forma organizativa da instituição ensina como devem se comportar os
alunos, os professores e toda a comunidade escolar. É moldada pelo hábito, pela
tradição e pelos traços da cultura histórica da escola. Transforma-se naquele
currículo tácito, ou oculto, como afirmou Giroux, tão importante quanto aquele
explícito, definido nos livros didáticos, nos programas escolares, nos PCNs ou
nos documentos dos projetos pedagógicos das escolas"(DALBEN,2004,p.55). Diante do exposto, responda:
A) Dentre as práticas a
seguir, assinale, com um X, aquelas que fazem parte da cultura da escola
em que você estudou, faz estágio ou trabalha.
a
( x ) Organizar as listas dos alunos de cada turma por meio dos resultados das
avaliações do ano anterior, quebrando as "panelinhas". (escola em que
trabalho)
b
( x ) Organizar as carteiras, enfileiradas ou em pequenos grupos, sempre
voltadas para a professora.
c
( x ) Estabelecer horários fixos de aulas, muitas vezes divididos em módulos de
50 ou 60 minutos, de modo a variar os conteúdos trabalhados num mesmo turno ou
dia.
d
( x ) Prever semanas de provas nos
finais de bimestres.
e(
x ) Reunir-se, uma vez por semana, para discutir e planejar as atividades.
f
( ) Prever, no calendário, as datas comemorativas para serem trabalhadas por
todos.
g
( ) Fazer murais, cartazes, e faixas com dizeres relativos às atividades
desenvolvidas ou normas definidas.
h
( ) Definir rodízio de professores para o controle do recreio.
i)
Estruturar diariamente as rotinas de:
(
x ) corrigir os "Para casa";
(
x ) dar visto nos cadernos;
(
x ) fazer ditados, problemas orais, questionários dirigidos;
(
) orientar a leitura dos textos.
B) Comente sobre as
possíveis razões de ser das práticas que mais caracterizariam a
"cultura" da escola em que você estudou, faz estágio e/ou trabalha,
tendo em vista a formação das crianças e jovens. Apresente tanto a posição da
escola a esse respeito como a sua posição pessoal, articulando-a aos
referenciais teóricos disponíveis para leitura.
As
escolas onde estudei, não mudaram na forma de tratar os alunos e o ensino. Como
na época em que estudei a escola continua colocando os seus alunos de frente
para o quadro negro, com o professor ao centro. Acredito que esta é forma que a
escola acredita ser mais conveniente para o professor, para que ele seja o
centro das atenções. Há também a rigidez com os tempos, pois muitas vezes o
professor tem que parar a aula porque o seu tempo acabou outro problema nas
escolas é a fragmentação dos conteúdos, um problema tão antigo que precisa se
mudado.
As escolas atuais tentam manter o mesmo padrão
de quando este modelo de escola/ensino foi criado, é preciso então que
aconteçam mudanças reais na área da educação, visto que estes antigos padrões
de ensino utilizavam formas de ordenar a escola, alunos e ensino de forma
excludente, dando pouco espaço para a participação dos alunos no processo de
aprendizagem.
Questão 3:
Destaque e comente pelo
menos quatro implicações positivas do
uso do portfólio no processo avaliativo na escola, a partir das experiências
relatadas pelas professoras do Jardim
Municipal Deputado Milton Sales e Escola Barão Vermelho (ver
nota)[i],
do município de Belo Horizonte (Vídeo 3).
1. Auto-avaliação – o aluno tem a
oportunidade de repensar nos conhecimentos adquiridos e buscar melhorar no que
considerar que ainda não aprendeu.
2.Interdisciplinaridade
– Os conteúdos não são fragmentados, há sempre uma contribuição entre uma
disciplina e outra.
3. Várias
formas de registros – Através dos registros variados o professor tem acesso ao
conhecimento adquiridos pelos alunos.
4. Resgate de informações – As
informações são sempre repensadas pelos demais, dando oportunidades de trocas
de conhecimentos entre aluno e professores.
Questão 4
Após ler o primeiro capítulo do livro do o "uso do
portfólio no ensino superior" faça
as questões abaixo:
a. Preencha o organograma com os objetivos do projeto Zero
(Universidade de Harvard, 1967)
b. Preencha o organograma abaixo com o objetivo
principal dos projetos Arts propel, espectro e Escola-chave (Universidade
de Harvard, 1967)
Desenvolver
instrumentos de avaliação adequados e
aplicá-los de forma coerente aos estudantes buscando elaborar sistemas de
avaliação de acordo com a necessidade do grupo.
c. Explique a seguinte frase:
Para mudar a escola é preciso mudar os
tempos/espaços escolares, a relação professor/aluno e as formas de registros.
Neste sentido, o uso o portfólio, se bem utilizado, pode colaborar para dar
novos sentidos e significados para o aprender, o ensinar e o avaliar (AMBRÓSIO,
2013).
Encaro esta frase como
uma crítica à atuação da grande maioria dos professores, gestores e equipe
pedagógica das escolas, pois muitos ficam ancorados em métodos de ensino
ultrapassados, onde o aluno é tratado de forma mecânica, o conteúdo é ensinado,
considerando os métodos antigos de ensino. Ainda há uma padronização dos
espaços e tempos escolares, os professores ainda trabalham as disciplinas
separadas, nunca vinculam os ensinamentos de uma disciplina com outra
(interdisciplinar). Embora seja difícil para muitos professores acreditarem em
mudanças, o uso do portfólio de aprendizagem, pode ajudar a melhorar a
qualidade de ensino e avaliação dos alunos, pois o portfólio é um novo método
de incentivar o aluno a buscar aprendizagem de forma significativa e esclarecedora,
melhorando muito o método de ensino e de avaliar os estudantes.
REFERÊNCIAS:
AMBRÓSIO. Márcia. O uso do portfólio no ensino superior.
Petrópolis:Vozes, 2013
DALBEN, I.L.F. FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR.In:
SALGADO, Maria Umbelina C.; MIRANDA, Glaura Vasques de. (Orgs.). Veredas;
formação superior de professores: módulo 5, v. 2/SEE-MG, p.23-50. Belo
Horizonte: SEE-MG, 2004.
REZENDE, Márcia Ambrósio
Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias
docente e discente. 2010. 278f. Tese
(Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo
Horizonte.
Disponível em:
Aula
da professora Márcia Ambrósio e lançamento do livro “O Uso do Portfólio no
Ensino Superior”
A aula
da professora Márcia Ambrósio aconteceu no dia 09 de julho d3 2013, no pólo
presencial de João Monlevade, na sala de vídeo conferência, o ambiente foi
preparado para a realização da mesma, e na oportunidade a professora também
estava lançando o seu livro “O uso do portfólio no ensino superior.”.
Foram
colocados vários baners de publicação do livro, juntamente com a professora
havia também no local , alguns tutores e um assistente, que aparentemente a
acompanhava nas visitas aos pólos. Na sala as carteira estavam em formato de
“U”, à frente se encontrava a professora Márcia.
Estavam
presentes em média 25 alunos (digo em média pelo fato de ter iniciado com certo
número de alunos e alguns irem saindo durante a aula). A maioria dos alunos
presentes era do 8°período, visto que a aula contemplava uma disciplina
específica deste período.
Os
alunos presentes aparentavam estar gostando da aula, a aula foi bem interativa,
tivemos a oportunidade de conhecer e manipular alguns portfólios de
aprendizagem feitos por alguns eis alunos da professora, estes portfólios eram
muito interessantes e despertaram bastante curiosidades nos presentes, devido à
serem maneira bem inusitadas de registrarem aprendizados.
Na
oportunidade a professora também explicou a etimologia da palavra: port
(portar) e fólio (folhas), portanto, portar folhas. Segundo a professora um
portfólio não é apenas um portador de registros(folhas), é na verdade o
registro de todas as atividades desenvolvidas pelo alunos ao longo de sua
aprendizagem, ele pode conter fotos, entrevistas, desenhos, um portfólio tem
sempre a cara do aluno.
“O portfólio pode ser definido como uma coleção dos trabalhos realizados
pelos estudantes que permitem acompanhar o seu desenvolvimento por meio de
diferentes formas de análise, avaliar, executar e apresentar produções
desencadeadas de ações de ensino/aprendizagem desenvolvidas num determinado
tempo/espaço.” (AMBRÓSIO, 2013, p.24)
A
professora durante a aula sugeriu que fizéssemos uma dinâmica, sobre o uso do
ditado na sala de aula, foi muito interessante, e tivemos a oportunidade de
diagnosticar as falhas existentes no modo como o ditado é usado nas salas de
aula. Outra dinâmica promovida durante a aula, foi a respeito de como
entendemos as coordenadas dadas por um locutor, a dinâmica visava mostrar como
cada pessoa pode interpretar diferente uma fala.
Ela
sugeriu que fosse dois alunos para fora da sala, eu logo me propus a sair,
esperei ansiosamente do lado de fora juntamente com uma colega, depois de uns
10 minutos a outra aluna foi chamada, eu continuei esperando, logo depois
entrei, a atividade constava de eu colocar cinco objetos em cima de uma mesa,
seguindo as coordenadas feitas pelos alunos que permanecerão na sala. Segundo
ela a outra aluna tinha feito a mesma atividade. Eu então coloquei os cinco
objetos sobre a mesa seguindo as instruções. O objetivo desta dinâmica era
mostrar como cada um tem uma maneira diferente de interpretar um comando.
Durante
a aula a professora falou um pouco sobre o seu livro , além de esclarecer
alguns conteúdos da disciplina Avaliação da aprendizagem. Segundo a professora
seu método de ensino visa mostrar novas formas de ensinar, aprender, avaliar e
registrar o que foi aprendido em certa disciplina.
Ao apresentar o livro ela
demonstrou grande satisfação com o trabalho realizado e comentou sobre os
grandes elogios que vem recebendo sobre o conteúdo de seu livro.
Ela
vem sugerindo para a disciplina uma metodologia nova de ensino, que além de
instigar o alunos para à busca pelo aprendizado, inova em sua forma de
avaliação , pois ao avaliar procura, impulsionar o aluno para o esclarecimento
quanto ao erro, esta é uma forma de elevar o interesse do alunos, dando
oportunidades ao mesmo, de conhecer o seu erro, e partindo dele chegar ao
conhecimento.
Há uma
nova proposta de relacionamento professor-aluno, para a professora Márcia, ela
não tem interesse em punir nenhum aluno, ao constatar um erro, e sim mostrar
para ele qual a melhor forma de se aprender, ensinando um novo caminho para o
acesso ao conhecimento. A proposta da professora é que usar diferentes formas
para ensinar e aprender, sua metodologia, nos coloca a repensar o modelo tradicional
da aulas. Nos sugere que inovemos, seriam fotografias, sites, blog’s, home
pages, e o que mais a nossa imaginação mandar.
A proposta de usar o
portfólio como forma de avaliação é genial. A que se pensar como seria
realizada dentro de escolas públicas, muitas vezes carentes de certos recursos,
mas acredito que se levarmos em conta tudo que aprendemos, com esta professora
e se tivermos realmente vontade de fazer uma educação diferente, iremos buscar
novos métodos de ensino, que visem realmente a formação plena dos alunos,
aliando o conhecimento com a formação cidadã.
É momento de educarmos, para
o conhecimento do mundo, e não apenas aplicando conteúdos e avaliando os alunos
através de conceitos e formulas que nada lhes favorecem quando precisam aplicar
este conhecimento. Através do conhecimento das experiências descritas no livro,
podemos sentir que se os professores buscarem inovar teremos uma educação que
vale a pena.
Enfim podemos perceber que a
professora nos demonstra que é possível trabalhar de forma inovadora, pois é o
que ela vem fazendo, sendo professora em um curso á distancia, tem buscado se
aproximar dos alunos, e reconhecer onde estão suas dificuldades, buscando de
forma inovadora incrementar o aprendizado, trazendo situações novas que nos coloca
a refletir nossas ações diárias como professor. Sua metodologia de ensino vem
de encontro com a demanda globalizada de informações, onde o acesso às novas
tecnologias coloca a educação à prova. Esta metodologia de ensino que prega o
trabalho educacional de forma prazerosa e inovadora de ensinar e avaliar, vem
de encontro com os interesses dos alunos e nos leva para um novo conceito sobre
o ensino, como nova forma de aquisição de conhecimentos.
Referências
Bibliográficas:
AMBRÓSIO,
Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013.(Capítulo 1, 2 e 3).
REZENDE,
Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do
portfólio: memórias docente e discente. 2010.
278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de
Educação. Belo Horizonte.
Disponível
em:
AUTOAVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
A Disciplina Avaliação da
Aprendizagem nos trouxe um jeito novo de ensinar e avaliar nossos alunos.
Confesso que inicialmente fiquei intrigada com os novos métodos de ensino
e avaliação que eram propostos pela professora Márcia. Muitas vezes duvidei de
que seria possível aplicar o seu método em sala de aula. Mas com o passar do
tempo e através dos estudos dos conteúdos colocados na disciplina, fui
conhecendo melhor este novo modelo de ensino e avaliação.
Aprendi que estes métodos de ensino/avaliação ajudam o aluno a
construir o seu conhecimento. E ainda facilitam a retomada dos conteúdos, a
revisão, reorganização de idéias e registros, ajudando o professor na execução
de sua aula.
Algumas experiências relatadas em artigos estudados e no livro,
também comprovam que os modelos de avaliação convencionais, não valorizam o
aprendizado dos alunos e ao invés de ajudá-lo, apenas tem o objetivo de
quantificá-lo, dificultando o seu aprendizado. Nestes modelos de avaliação os
alunos são penalizados por seus erros, e não tem oportunidades de
corrigir o que erram.
Um novo método de avaliar é
ensinado pela professora Márcia, onde aos alunos ao fazerem as
atividades, avaliações e ditados têm a oportunidade, de verificarem os
seus erros, investigarem, pesquisarem e após isto fazer as correções que
acharem conveniente, desta maneira os alunos vão agregando conhecimentos, e
tendo a oportunidade de melhorar o seu desempenho.
Com a disciplina fui capaz de reconhecer que para que o aluno
obtenha conhecimento significativo ele precisa ter apoio na família, na escola
e principalmente do professor.
O professor deve então ser investigador de sua prática, crítico, e
procurar despertar em seus alunos o seu potencial de aprendizagem, valorizando
os conhecimentos prévios de seus alunos e relacionando os conteúdos
(interdisciplinaridade), sendo assim os alunos serão capazes de construir um
aprendizado ao longo de períodos, e ir verificando o que aprendeu e o que ainda
precisa ser melhorado.
Na hora de avaliar os alunos o professor deve se dinâmico, criativo,
observador e organizado. Para um melhor aproveitamento das atividades
desenvolvidas, segundo a professora Márcia, ele poderá usar o portfólio. O uso
do portfólio dá oportunidade de organizar os registros e demais atividades
feitas pelos alunos, além de favorecer a retomada de conteúdos quando preciso.
“O portfólio pode ser definido como uma coleção dos trabalhos realizados
pelos estudantes que permitem acompanhar o seu desenvolvimento por meio de
diferentes formas de análise, avaliar, executar e apresentar produções
desencadeadas de ações de ensino/aprendizagem desenvolvidas num determinado
tempo/espaço.” (AMBRÓSIO, 2013, p.24)
Algumas considerações importantes que
aprendi:
- É possível trabalhar de forma
inovadora.
- O professor deve aproximar dos
alunos, e reconhecer onde estão suas dificuldades, buscando novas formas
de ensinar e avaliar.
- Devemos refletir nossas ações
diárias como professor.
- A educação, o ensino, a escola e
os professores têm que acompanhar as inovações tecnológicas, a fim de
colocá-las a favor do conhecimento.
- O trabalho do professor deve ser
feito com prazer e amor, a fim de despertar os interesses s do aluno para
o aprendizado.
·
O uso do portfólio de aprendizagem,
ajudar a melhorar a qualidade de ensino e avaliação dos alunos.
·
O portfólio é um novo método de
incentivar o aluno a buscar aprendizagem de forma significativa e
esclarecedora, melhorando muito o método de ensino e de avaliar os estudantes.
·
Na Auto-avaliação o aluno tem a oportunidade de repensar nos
conhecimentos adquiridos e buscar melhorar no que considerar que ainda não
aprendeu.
Enfim a Disciplina me possibilitou
enxergar além da rotina diária da escola, pois tenho a consciência agora que as
mudanças acontecem com a ajuda e empenho
de cada um. Cada professor pode ser único em sua prática pedagógica e fazer da
educação um novo modelo de acesso ao conhecimento, onde além dos conteúdos
obrigatórios o aluno tenha oportunidades de aprender e ter reconhecido e
valorizado as suas potencialidades.